quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Narciso

Quando Narciso morreu, o lago de seu prazer transformou-se de um lago de águas doces em um poço de lágrimas salgadas, e as óriades vieram chorando pelo bosque cantar para o lago e dar-lhe conforto.
Quando viram que o lago havia se transformado de águas doces em salgadas, soltaram as tranças verdes de seus cabelos, choraram pelo lago, e disseram:
- Não nos admiramos de que chores desta maneira por Narciso, tão belo era ele.
- Mas Narciso era belo? Perguntou o lago.
- Quem saberia melhor do que tu? Responderam as oríades, por nós, ele sempre passava direto, mas tu, ele procurava e deitava às tuas margens, e no espelho de tuas águas admirava a própria beleza.

e o lago respondeu:
- Mas eu amava Narciso, porque quando ele se deitava em minhas margens e olhava para mim, no espelho de seus olhos eu sempre via minha própria beleza refletida.

Narciso, pintado por Caravaggio, 
texto, li em algum lugar e anotei, não lembro do autor.

2 comentários:

  1. Oríades, são pequeninas fadas do bosque.
    tipo tinkerbell.

    ResponderExcluir
  2. O lago não via Narciso e nem Narciso via o lago. O lago procurava a si mesmo em Narciso e Narciso procurava a si mesmo no lago.

    Para mim, o lago não amava Narciso e nem ele amava o lago.

    Eles apenas precisavam um do outro.

    Ou será que o lago amava mesmo Narciso, a ponto de acreditar que ambos eram um só?

    Esta história, pelo pouco que li, parece ser cheia de interpretações. Esta é a minha.

    Creio que os dois se confundiam.

    Beijos, Alex!

    ResponderExcluir