domingo, 26 de dezembro de 2010

Uma lição

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança ou proximidade. E começa aprender que beijos não são contratos, tampouco promessas de amor eterno. Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos radiantes, com a graça de um adulto – e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, pois o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, ao passo que o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol pode queimar se ficarmos expostos a ele durante muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe: algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez em quando e, por isto, você precisa estar sempre disposto a pedoá-la.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva um certo tempo para construir confiança e apenas alguns segundos para destruí-la; e que você, em um instante, pode fazer coisas das quais se arrependerá para o resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e que, de fato, os bons e verdadeiros amigos foram a nossa própria família que nos permitiu conhecer. Aprende que não temos que mudar de amigos: se compreendermos que os amigos mudam (assim como você), perceberá que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou até coisa alguma, tendo, assim mesmo, bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito cedo, ou muito depressa. Por isso, sempre devemos deixar as pessoas que verdadeiramente amamos com palavras brandas, amorosas, pois cada instante que passa carrega a possibilidade de ser a última vez que as veremos; aprende que as circunstâncias e os ambientes possuem influência sobre nós, mas somente nós somos responsáveis por nós mesmos; começa a compreender que não se deve comparar-se com os outros, mas com o melhor que se pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que se deseja tornar, e que o tempo é curto. Aprende que não importa até o ponto onde já chegamos, mas para onde estamos, de fato, indo – mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar servirá.
Aprende que: ou você controla seus atos e temperamento, ou acabará escravo de si mesmo, pois eles acabarão por controlá-lo; e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa o quão delicada ou frágil seja uma situação, sempre existem dois lados a serem considerados, ou analisados.
Aprende que heróis são pessoas que foram suficientemente corajosas para fazer o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências de seus atos. Aprende que paciência requer muita persistência e prática. Descobre que, algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, poderá ser uma das poucas que o ajudará a levantar-se. (…) Aprende que não importa em quantos pedaços o seu coração foi partido: simplesmente o mundo não irá parar para que você possa consertá-lo. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar atrás. Portanto, plante você mesmo seu jardim e decore sua alma – ao invés de esperar eternamente que alguém lhe traga flores. E você aprende que, realmente, tudo pode suportar; que realmente é forte e que pode ir muito mais longe – mesmo após ter pensado não ser capaz. E que realmente a vida tem seu valor, e, você, o seu próprio e inquestionável valor perante a vida.
Que nos sirva de lição. 
Desejo a todos um FELIZ 2011 !
ALEX RATTO

12 comentários:

  1. Agora você entende o que significa amor, agora você entende como um coração se arrisca, agora você entende que a distancia não tem metros quando vc ama, agora você pode entender que a paciencia e perssistencia e a audácia de viver, nos levam a coragem e a coragem é tão somente, ir a procura daquilo que te faz bem.

    Viver é escolher seus passos, chutar suas pedras, apreender seus amigos, e perdoar sempre que algo acontecer.

    Não crio expectativas em quem amo, porque sei que magoam algum dia, mas se souberes disso a partida já estão perdoados...
    Eu amo, amo muito...
    Amo viver, amo os amigos e amo (").

    Obrigado por você ter me dado o privilégio de eu ser teu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Grande Poeta!
    Estive no Sonambulário e acho que aprendi como deixar um comentário, porque no seu blog, precisa de aprovação, validação de palavras,mas eu estive lá.
    Vou mandar um e-mail para seu hotmail.com.
    Um feliz Natal, atrasado e um ótimo Ano-Novo.
    Em tempo: o privilégio é todo meu.
    E você sabe que eu sou seu fã.
    Forte abraço
    Alex

    ResponderExcluir
  3. Alex,

    Li este texto há alguns anos, não o decorei, mas sempre me lembrei dele. Principalmente de
    "...descobre que se leva um certo tempo para construir confiança e apenas alguns segundos para destruí-la".

    É um texto rico em lições, e não há uma sequer mentirosa.

    Adorei a imagem, é a minha cara. Um caminho solitário em tentativas de equilíbrio...

    Aproveito estar aqui, agora, para lhe agradecer o carinho e a constante admiração, o constante "sou teu fã", no ano que termina, em tantas formas, em tantos publicações. Você insiste em ser meu amigo e eu admiro isso. Admiro a perseverança! Admiro também as pessoas que respeitam as minhas loucuras mansas.

    De todos os posts, o inesquecível é o do gatinho.

    Um abraço e obrigada (again)!

    Suzana/LILY

    ResponderExcluir
  4. Ah!, levei meu gato!

    Beijos,

    Suzana/LILY

    ResponderExcluir
  5. QUERIDO... PASSO AQUI PARA RETRIBUIR SEU CARINHO NO 'PERPLEXIDADE'... É UM PRAZER TÊ-LO POR LÁ... 'APAREÇA SEMPRE'... UM GRANDE BJ E UM LINDO 2011 PRA VC TB!
    PASSO A SEGUI-LO.

    PATRÍCIA (PERPLEXIDADE)

    ResponderExcluir
  6. Puxaaaaaa!!

    O time está perfeito!
    E agora com mais esta fera te seguindo, minha querida amiga guerreira Patricia Perplexidade!!Esta mulher é das nossas, forte, bota a cara para bater!!

    Este seu blog, com comentaristas como Paulo, nosso Paulo amado, Suzana queridíssima, e agora Patricia!!Ahhhhh...não saio mais daqui!!

    E este texto que colocou ...tenho impresso e pendurado aqui numa das paredes de meu quarto...é um hino para mim, pois é 100% verdadeiro...

    Amo você, Rattinho...e mesmo nos dias que estou mais chorosa...você me faz rir...

    Obrigada por ser este AMIGO de VERDADE que é para mim!!

    Obrigada por tudo o que me fez este ano, estivemos muito juntos, sinto sempre tua falta...obrigada por me ouvir tanto, obrigada por me animar, por me dar as mãos, me dar coragem, me animar,...obrigada por ter me aberto tantas portas profissionais...obrigada por ser quem é: este homem de um coração tão gigante, tão puro, tão amigo, tão verdadeiro...

    Te admiro e respeito muito Ratto!!!

    2011 é nosso, Ratto!

    Será o nosso 180 graus!!!!!!

    Uhuahuahuahuahua!!!

    É muito bom ser tua amiga, pois com você, sou 100% BIA...sou 100% de verdade!E sou assim para poucos, muito poucos...

    Por isto que amo ser TUA AMIGA!!!!

    Um beijo neste teu coração lindo!!!!

    Biaaaaaaaaaaaa...Bibi

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Ratto, tudo o que te desejo é que nesse ano que vem 2011 seja um foda de bom...

    opiceodostombos.blogspot.com esse é meu outro blog e arieslobito@hotmail.com meu mail...

    Um abraço deste que muito te admira!

    ResponderExcluir
  8. Cheguei até aqui através de uma caminhada, dessas que a gente faz sem mapas e vai seguindo orientações. E embora não seja muito fã desse escritor inglês, dessa vez as palavras dele fizeram eco em mim. Palavra é sempre palavra e parece sempre esperar pelo momento de fazer algum barulho em nossas entranhas, não é mesmo? rs
    Bacio

    ResponderExcluir
  9. Oi amigo...
    Fiquei muito feliz com a sua visita e saiba que vai ser um prazer te seguir e saber que ganhei mais um amigo nesta caminhada. Linda escolha deste texto que nos faz pensar que talvez a felicidade esteja em pequenos detalhes que deixamos passar sem perceber. NUnca desista, seu blog é um charme...
    Beijos Néia

    ResponderExcluir
  10. Rattinho amado!

    Que bom que está de volta...sinto-me feliz e segura com você por perto!
    Um feliz 2011 para todos nós!

    Bibi

    ResponderExcluir
  11. Faltam 8 minutinhos!!
    CHEGANDO!
    Estou curiosa!!!

    ResponderExcluir